DICAS DE REPARAÇÃO


 

Notebook sem imagem

Este deve ser o defeito mais dificil de resolver e o que praticamente mais pedidos de ajuda recebo, basicamente o que fazemos é medir todas as tensões da placa.
Dando um exemplo no GMCH iremos encontrar 1.05v, 1.2v, 1.5v, 1.8v, 2.5v ...dependendo da placa.
Tambem medimos os Sinais tais como o PCIRST, CPURST, CLK, e as linhas AD que vão do GMCH até ao CPU e as RAM.

Leitura da corrente para diagnosticar defeitos na placa

Na aula de ontem (9-9-2013)um aluno perguntou sobre ler a corrente para detectar a avaria da placa, agora vou explicar para que vocês possam fazer os vossos testes na bancada. Tenham em mão um medidor de corrente, tenham em mão o adaptador JACK (pode ser daquelas fontes universais) e adaptem ao medidor de corrente, o medidor tem de conseguir medir 0.01A.

Leitura da corrente do Toshiba A100

0.2A – 1.0A – 0.75A – 0.9A – 1.2A

BGA

Solda sem Chumbo ou Solda com Chumbo

O melhor a fazer nestes casos é não usar solda sem chumbo em CI´s de Solda sem chumbo, porque devido a exposição a altas temperaturas o CI puderá ficar danificado.
Para os CI´s de solda sem chumbo aconselho a usarem sempre solda com chumbo, porque não irá afectar o funcionamento do CI e a solda sem chumbo reage a uma temperatura inferior, colocando o CI em menos riscos de danificar.
Além de que a nivel de reparação fica mais eficaz, porque a solda com chumbo não é afectada pelo ciclo térmico que faz as soldas sem chumbo partir ou criar micro fracturas.
Temos notado que nas ICH´s da Intel vem a descrição de FW (Chumbo) e NH (Sem Chumbo). 

Dell Inspiron N5010 Não Liga

O aluno Samoel Teixeira pediu ajuda para resolver esta maquina.
Feitos os testes na maquina, estavam presentes todos os sinais primários para o funcionamento da placa, inclusive os 3.3v e os 5v nas bobinas PL4601 e PL4602.

Este CI além de libertar as tensões de 3.3Valw e 5Valw, tambem liberta uma tensão de apoio de 15v para saturar os Mosfets de RUN_PWR.


Seguindo a sequência de Start da placa:
+RTC_VCC
PCH_RTCRST#
+PWR_SRC
+3.3V_RTC_LDO
S5_ENABLE
+5V_ALW
+3.3V_ALW
+5VALW_PCH_VCC5REFSUS

O proximo sinal que deveria aparecer na placa seria o sinal +15V_ALW vindo do pino 18 do CI PU 4601 na forma de 51125_VCLK.

O sinal estava ausente, causando o defeito de não ligar porque não activava o circuito RUN POWER, reposto o sinal a maquina voltou a ligar.

Lenovo Thinkpad T400 Senha na BIOS


O colega Michael da TecBoard entrou em contacto connosco porque tinha esta maquina com senha na bios e não conseguia retirar, aconselhamos a regravar a bios para tirara senha.
Mais tarde o Michael contactou um amigo que trabalha na IBM que lhe passou a senha mestre:
13N0V0

Creditos ao colega Michael pelo seu esforço

Dell 1428 Sem tensão de B+ com DcJack

O aluno Marcone pediu ajuda neste Notebook porque ele funcionava bem com a bateria, mas com o DCJack não ligava e nem carregava a bateria, feitos os testes o sinal B+ ficava apenas com 13v.

Feito os testes o PQ5 não saturava, tinha 18v no Source, 18v no gate e no seu Dreno tinha os 13v.
Sabendo que é um mosfet PNP o seu gate tem de ser negativo, para efeito de teste colocou-se um shunt do gate do PQ5 ao GND fazendo a tensão cair para 0v e o notebook ligou.
Troca do PU4 (CI de Carga) e a maquina ficou a funcionar.

ECS+MB40IA+-+37GMB4100-B1 Não guarda hora

O aluno Samoel Teixeira entrou em contacto pelo skype porque a maquina não guardava a hora pela pilha, somente pelo DCJack.

Neste caso não existe sequência de start a ser observada, porque o sinal RTC é sempre o primeiro a estar presente na placa, mesmo sem oDCJack estar presente e sem a Bateria, o sinal RTC tem de estar sempre presente.
Neste caso a placa não apresentava o sinal RTC 3.3v no D506.
Aqui temos:
CN506
R789
D506
C748
C751

O defeito tinha de estar em um destes componentes, depois de alguns testes o Samoel levantou o C748 e a tensão de RTC apareceu na placa.

Itautec W7540 Não liga

O aluno Eurico Brito pediu ajuda nesta maquina, tinha duas com o mesmo defeito.
Feito a analise verificou-se que o Mosfet PQ25 não estava a saturar.


O PQ25 é um Mosfet canal N, no seu gate ele recebe os 28V vindo de um CI amplificador de tensão, que vai amplificar os 18v da entrada em 28v na sua saída para o Gate do PQ25.
Trocado o PU13(amplificador de tensão) os 28v chegaram ao Gate do PQ25 e a maquina ficou a funcionar.



3 comentários:

  1. gosto muito deste professor ,tem um curso completo de manutenção de notebooks pois se for comprar por módulos fica muito caro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I too like this. Very good presentation and upto the point. Would like to know the module cost,Thank you.

      Eliminar
    2. Please contact us eloymotherboards@gmail.com

      Eliminar